De volta para o passado…

Retratos&Profissoes2-23

Se você pensa que comprar e vender antiguidades é coisa de norte americano, se enganou.

Conheci o campos em uma session na “A Casa do Massagista”, enquanto eu fotografava e todo mundo andava de skate, eis que surge o Campos em sua BMX para encarar a mini-ramp.
Entre conversas sobre coisas de 20… 25 anos atrás onde descobrimos gostos musicais e baladas frequentadas  por ambos, descobrimos também personagens que fizeram parte tanto da minha história quanto da dele. E nesse bate papo surgiu também a afinidade com a paixão por carros e artigos antigos.
Daquele dia em diante surgiu uma bela amizade e o apadrinhamento da Mel (a labradora aqui de casa com quem o Campos ficou durante uma viagem minha e de minha esposa).
O Campos é um cara que adora cachorros, e vira e mexe vemos fotos dele com cachorros de rua, abraçando, fazendo carinho, e outra foto muito comum de ver é de seus clientes segurando a plaquinha da “firma” após adquirir um emblema raro de algum carro antigo, ou alguma antiguidade que há muito estavam procurando.

Nome: Lourival Campos (Campos)

Idade: 43 anos

QST: Você trabalha com o que?

Campos: Com o que eu gosto.

QST: O que você faz?

Campos: Faço o possível e o impossível para deixar o cliente satisfeito. Comercializo artefatos antigos em geral, mas meu foco é o antigomobilismo.

QST: Você é formado? Em que?

Campos: Sim… Pela vida. (risos), comecei Educação Física em 1996  e não terminei.

QST: Há quanto tempo esse é seu trabalho?

Campos: Não era um trabalho antigamente e sim hobby .

QST: Qual seu estado civil? Tem filhos?

Campos: Sou solteiro e tenho uma filha de 18 Anos .

QST: O que te levou a essa profissão?

Campos: Após a crise de 2008, já no ano de 2009 fui demitido de uma companhia de seguros onde era perito técnico automobilístico. Tentei outras profissões sem êxito até resolver me dedicar ao que amo. Eu já possuía carros e artigos antigos, e assim não me apegava mais como item de coleção e comecei a comercializar.

Hoje ainda faço avaliações de carros que clientes e amigos me pedem para ver se está  tudo certo quando vão adquirir. Quanto as vendas de artigos e autos antigos, além de vender artigos e autos meus, também faço intermediação de vendas linkando vendedor e comprador.

QST: Sua atividade não é vista como uma “profissão normal”. Como é sua vida?

Campos: Moro sozinho, então me privo de algumas coisas porque não posso contar com um valor fixo todos os meses. Muitas vezes acabo fazendo muitas permutas e/ou trocas de artigos que vejo potencial. O nome Treta Feita vem de trocas e um trocadilho com o programa Trato Feito (History Channel).  Então o giro financeiro não é grande, e na recuperação de um carro antigo por exemplo dedico muito tempo e é preciso gastar com peças, logo o lucro que tenho não é alto, mas a cada projeto que faço deixo minha marca.

Não vejo o meu trabalho apenas como fonte de renda, e sim um modo de fazer o que gosto e seguir em frente. O  slogan do Treta Feita resume bem essa filosofia… É Noixx.

Deixe um comentário

