Ao infinito… E além!

 

Ao infinito... E além!

José Roberto Sartore Júnior, ou simplesmente Betão para os amigos. Atende como O Massagista Beto que conheci em 2004 durante os seis meses que morei em Florianópolis/SC. O também paulistano, assim como eu se mudou para a Ilha da Magia em busca de qualidade de vida, e nessa busca acabamos nos conhecendo em uma casa noturna onde iríamos trabalhar naquela noite… Daí para frente amigo… É história que não acaba mais.

Nome: José Roberto Sartore Júnior (O Massagista Beto, Betão, Beto ou Beto Cupim)
Idade: 42 anos

QST: Você trabalha com o que?

Beto: Eu me intitulo “O Massagista”.

QST: O que você faz?

Beto: Tecnicamente sou massoterapeuta. No Brasil só existem as medicinas convencional e veterinária, no meu trabalho eu aplico os conhecimentos filosóficos da medicina tradicional chinesa.

QST: Você é formado? Em que?

Beto: Fiz psicologia, mas por não acreditar na base da psicologia acabei abandonando. Fiz diversos cursos na área de terapias complementares que me habilitam e aperfeiçoam como massoterapeuta.

QST: Há quanto tempo esse é seu trabalho?

Beto: De forma remunerada, ou seja: Profissionalmente há 7 anos.

QST: Qual seu estado civil? Tem filhos?

Beto: Sou casado e tenho um filho de 4 anos.

QST: O que te levou a essa profissão?

Beto: Durante uma briga de trânsito em 1998 eu fui baleado, levei dois tiros. Um atingiu o nervo ciático, e como sequela perdi o movimento do joelho para baixo na perna esquerda. Esse episódio me tirou o sonho de ser profissional de skate.

Os médicos que cuidaram de mim na época disseram que eu teria 50% de chances de ficar paralítico durante a cirurgia, então fui em busca de tratamentos alternativos. Nessa busca conheci um mestre japonês do qual me tornei paciente, e mais tarde discípulo.

QST: Sua atividade não é vista como uma “profissão normal”. Como é sua vida?

Beto: Levo uma “vida normal”. Alguns dias acordo as 06h para atender clientes, tenho o prazer de ir uma ou duas vezes por semana à feira, dependendo da necessidade. Outro prazer que tenho é o de poder levar e buscar meu filho à escola a pé todos os dias.

Andar de skate me ajuda a entender quais movimentos ou tipo de queda causou a lesão que vou trabalhar e isso me faz ser mais assertivo em meu oficio e compreender quais são os resultados que meus clientes esperam, atender skatistas é quase uma aula de anatomia com a ‘peça’ viva!

Essa experiência é compartilhada com todos os tipos de dores relacionadas ao movimento que possam entrar pela porta em busca de alivio.
Tenho a pista de skate em casa, onde além de me divertir treinamos novos skatistas que em breve estourarão mundo afora, como é o caso do Victor Ikeda que acabou de voltar da pista da Vans na Califórnia onde devorou todos os prêmios de sua categoria. A pista também me proporciona cuidar de skatistas profissionais como a Reine de Oliveira, a Nayara Nishimuta (atual campeã Brasileira longboard), a Jéssica Amorim (atual campeã Brasileira de downhill), o Márcio Difas (atual campeão brasileiro de downhillslide na categoria Master)… Entre outros.

Como qualquer pessoa que trabalha em casa meus horários acabam sendo mais flexíveis, principalmente para acabar as atividades.

Não considero algumas atividades, como a horta que temos em casa, como um privilégio do meu estilo de vida, pois conheço muita gente que tem empregos regulares, e cultivam seus alimentos em vasos por exemplo.

Pago contas e impostos como todo mundo, mas escolhi ter uma vida fazendo o que amo e entendo, o que muitas vezes me faz abrir mão de alguns luxos que outros fazem questão de ter, mas eu acabo não sentindo essa necessidade porque tenho qualidade de vida.

Quem quiser saber mais:

www.acasadomassagista.com

Facebook

https://goo.gl/FquKmd

 

 

Fotografias: Cristiano Rolemberg
Assistente: Fernandinho
Cathering: Marta Luíza

Um comentário sobre “Ao infinito… E além!

Deixe um comentário

